No momento, você está visualizando O que é marketing de conteúdo?

O que é marketing de conteúdo?

Você já se perguntou o que é marketing de conteúdo? Ele é uma estratégia de marketing focada em produzir conteúdos para o público-alvo da sua empresa em todas as etapas do funil de compra, gerando valor ao seu produto/serviço no momento em que seu cliente mais precisa.

O marketing de conteúdo é um importante meio de uma estratégia maior chamada de Inbound Marketing. Porém, ele já existia antes mesmo da era digital.

Como surgiu o marketing de conteúdo? 

A primeira estratégia de marketing de conteúdo que temos registro foi a revista “The Furrow” publicada em 1895 pela empresa John Deere. Ela tinha o objetivo de compartilhar conteúdo relacionado ao mundo agrícola e não tão somente aos seus produtos.

Com isso, ela foi capaz de fidelizar seus clientes e ainda ganhar a confiança de novos consumidores. É bem certo que a maioria dos leitores não eram agricultores e que não comprariam tratores, porém, com essa estratégia de conteúdo, descobriram problemas que eles nem sabiam que tinham – e, na hora de optar por uma empresa para sanar esses impasses, acabariam optando por uma empresa na qual confiam.

Assim, desde muito antes da era digital, o marketing de conteúdo mostrou para o que veio: fidelizar clientes e ganhar autoridade no segmento no qual a empresa atua.

 Mas, afinal, quais são os benefícios do marketing de conteúdo? 

O marketing de conteúdo vem de encontro com os objetivos de uma empresa, que é gerar vendas. Porém, ele possui uma abordagem diferenciada do marketing tradicional.

Se antes as empresas eram focadas em estratégias de vendas mais agressivas, em preços e promoções, com o advento da internet e o bombardeio de anúncios de todas as maneiras, agora a estratégia mudou. Os usuários estão cansados de tanta publicidade a todo momento e procuram mais por soluções para os seus problemas do que por preço propriamente dito.

Por isso, investir em uma estratégia de marketing de conteúdo é tão importante hoje em dia. Ao escrever em seu blog, redes sociais, e-books e e-mails, você está gerando valor para o usuário – que nem sempre está pronto para finalizar uma compra.

Existem diversas estratégias de marketing de conteúdo para todas as etapas da jornada do consumidor, tanto para aquele que nem sabe que tem o problema ou já sabe mas ainda não pensa em resolvê-lo, quanto para aquele usuário que já está decidindo pela compra.

benefícios do marketing de conteúdo

Aumenta o número de visitas no seu site

O marketing de conteúdo está diretamente ligado às estratégias de SEO do site da sua empresa. Isto porque a grande maioria dos internautas utiliza o Google na hora de buscar soluções para seus problemas.

Se o site está com uma estratégia de conteúdo bem definida, com palavras-chave, conteúdo relevante e atualizado, terá maiores chances de aparecer entre os primeiros resultados do Google e, consequentemente, de ter uma venda lá no futuro.

Gera interação com a sua marca

Quando os clientes se identificam com a sua marca, eles passam a interagir mais com ela. Seja por meio de um blog, central de ajuda ou redes sociais, conseguir a atenção da audiência num mundo online tão disputado é ouro.

Além disso, quando você constrói autoridade sobre os produtos que sua empresa vende e mostra domínio sobre o conhecimento do seu segmento, você desenvolve mais confiança dos seus clientes para com seus produtos e serviços.

Cria a capacidade de educar o mercado

Após aumentar o engajamento com a sua marca e as pessoas passarem a confiar no que você diz, você cria uma grande capacidade de educar o mercado sobre o assunto no qual você está falando. Isto é, como a maioria dos usuários ainda tem dúvidas sobre como seu produto ou serviço pode ajudá-los, você pode informar o seu público a respeito de todas as questões, sendo um ponto de referência quando o assunto for o seu segmento.

Aumenta a geração de leads

Ao usar a estratégia de marketing de conteúdo, você consegue oferecer conteúdos ricos e relevantes para o seu público em troca do contato dele (geralmente apenas o e-mail). Abuse de materiais como e-books e webinars para usar como moeda de troca e não esqueça de criar uma estratégia de nutrição desses novos usuários que estão entrando em sua base.

Diminui o Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

O Custo de Aquisição de Clientes é o valor que a sua empresa gasta para adquirir novos clientes. Por isso, quanto menor este custo, melhor.

Com uma estratégia de conteúdo é possível diminuí-lo. Isto porque o cliente já chega na etapa de compra com menos dúvidas e mais conscientes do seu produto/serviço. Além disso, ao investir em conteúdo e SEO, a sua empresa poderá gastar menos em mídias pagas, já que os potenciais clientes conseguirão encontrá-la organicamente nos motores de busca.

 Como fazer, na prática, o Marketing de Conteúdo?

Como todo plano de marketing, o Marketing de Conteúdo também passa por três etapas fundamentais: planejamento, execução e mensuração de resultados. Ater-se a um bom planejamento antes de colocá-lo em prática poderá poupar bastante tempo no futuro.

Na etapa de planejamento, você deve levar em consideração aspectos como:

  • Definição das personas envolvidas;
  • O objetivo e as KPIs que serão acompanhadas;
  • Como o conteúdo irá se encaixar no funil de vendas;
  • Quais serão os formatos e as mídias utilizadas.

Para cada escolha dessas acima, um tipo de estratégia pode ser estabelecida. Por isso, definir cada uma delas e as KPIs que serão acompanhadas é tão importante, pois lhe dá a possibilidade de otimizar suas ações durante o processo.

estratégia de marketing de conteúdo ajuda sua empresa a crescer

 

Gostou de descobrir o que é marketing de conteúdo?
Entre em contato conosco para saber como essa estratégia pode se encaixar na sua empresa.

 

Deixe um comentário